domingo, 30 de junho de 2013

Funções II

As Juntas de Freguesia têm um papel de destaque no que diz respeito a matérias de ordenamento do território e urbanismo.

Neste capítulo, cabe a este órgão de poder local:
  • Participar, nos termos a acordar com a câmara municipal, no processo de elaboração dos planos municipais de ordenamento do território;
  • Colaborar, nos termos a acordar com a câmara municipal, no inquérito público dos planos municipais de ordenamento do território;
  • Aprovar operações de loteamento urbano e obras de urbanização respeitantes a terrenos integrados no  domínio patrimonial privado da freguesia, de acordo com parecer prévio das entidades competentes, nos termos da lei. 
Paulo Quadrado e Joaquim Pires (IberiaMedia)


quarta-feira, 26 de junho de 2013


A Mulher está em destaque no Convento das Mónicas, na Graça.

Pela mão do artista Fernando Rodrigues pode visitar a exposição 'A Mulher' até ao dia 29 de junho, entre as 16h00 e as 22h00. A entrada é livre.



d.r.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Funções I

A Junta de Freguesia é o órgão político mais próximo dos eleitores. É aquele que tem maior rapidez na deteção de problemas e também o que tem maior poder de resposta na resolução de eventuais situações.

As funções da Junta de Freguesia estão divididas em vários capítulos, consoante o objeto. No âmbito dos equipamentos integrados no respectivo património, o órgão de poder local pode assinar protocolos para:
  • Gerir, conservar e promover a limpeza de balneários, lavadouros e sanitários públicos;
  • Gerir e manter parques infantis públicos;
  • Promover a conservação de abrigos de passageiros existentes na freguesia e não concessionados a empresas.
Paulo Quadrado e Joaquim Pires (IberiaMedia)

sábado, 15 de junho de 2013

A Vila Berta, na Graça, voltou a ser um dos palcos mais concorridos para as festas de Lisboa. Durante vários dias, milhares foram os que passaram pela tradicional rua para celebrar o Santo António.

Para animar as festas populares, foi criada a Marcha da Vila Berta, que exprime o verdadeiro espírito de um dos locais mais históricos da futura freguesia de São Vicente e da cidade de Lisboa.

Vila Berta (d.r.)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Eleições

O Conselho de Ministros decidiu que as eleições autárquicas de 2013 se vão realizar no dia 29 de setembro. A data foi conhecida um dia depois do Governo ter ouvido, em São Bento, todos os partidos com assento parlamentar. 

PSD e CDS-PP defenderam que as eleições deveriam ocorrer ainda durante o mês de setembro, enquanto PS, PCP, BE e Os Verdes manifestaram a sua preferência pelos dois primeiros domingos de outubro.

O ato eleitoral vai dar forma à reorganização administrativa, através da fusão e redefinição dos limites de freguesias.

No município de Lisboa, segundo a Lei nº 56/2012 de 8 de novembro, as atuais 53 freguesias darão lugar a 24. A partir daquela data, Graça, Santa Engrácia e São Vicente de Fora formarão uma única entidade administrativa denominada São Vicente.
 
d.r.
A tradição voltou a cumprir-se e milhares saíram à rua para festejar o Santo António. Por entre as ruas e as vielas dos bairros históricos de Lisboa, a noite foi de música, animação e festa, sempre com a companhia da sardinha.

Na futura freguesia de São Vicente, ninguém quis faltar à festa, que se prolongou até o dia amanhecer. 

Juntos Por São Vicente deseja a todos um ótimo feriado de Santo António.

Santos Populares no Jardim da Graça (Foto: IberiaMedia)

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Marchas de Santo António

É já esta noite que as Marchas desfilam na Avenida da Liberdade, cumprindo uma das mais emblemáticas tradições da noite de Santo António

Entre os temas que vão ser recriados pelos marchantes, destacam-se o quinto centenário do Bairro Alto e o 125º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa. 

Como é tradição e antes do principal desfile da Avenida da Liberdade, as Marchas já se apresentaram na Meo Arena. Juntos Por São Vicente apresenta os desfiles de três marchas da futura freguesia de São Vicente.

A Marcha de São Vicente tem como padrinhos Melânia Gomes e Hélder Agapito.
Carla Andrino e Pedro Granger desfilam como padrinhos da Marcha da Graça.

Já a Marcha de Santa Engrácia conta com o apoio de Marta Andrino e João Catarré.

Não perca o desfile a partir das 21h00 desta quarta feira, na Avenida da Liberdade.

d.r.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Junho é o mês das festas de Lisboa. A cidade ganha nova vida e os bairros saem à rua para festejar o Santo António.
 
Na nova freguesia de São Vicente, a festa já está na rua.  Depois de ter sido eleito o Melhor Arraial de Lisboa em 2012, a animação está de regresso aos Tabacos, na Calçada dos Barbadinhos. Pela noite fora, pode contar com muita música, festa e alegria .

E há mais. Também a Vila Berta, na Graça, está a aberta para noites de folia e de convívio.
 
Motivos não faltam para fazer uma visita aos arraiais dos bairros mais históricos de Lisboa e celebrar o Santo António.

d.r.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

População

São Vicente vai agrupar as atuais freguesias de Graça, Santa Engrácia e São Vicente de Fora, a partir das eleições autárquicas de 2013. Assente em fortes tradições bairristas, a futura freguesia é uma das mais populosas do concelho.

Situada na zona ocidental de Lisboa, São Vicente regista 14.575 residentes, segundo dados do Census 2011, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística. A população feminina está em maioria. Os mesmos dados revelam que na futura freguesia residem 8007 mulheres e 6568 homens. 

Do total de residentes, estão inscritos nos cadernos eleitorais 13.406 pessoas, de acordo com os mais recentes dados da Comissão Nacional de Estatística.

A fusão nasce a partir da Lei nº 56/2012, de 8 de novembro, estabelencendo que as atuais 53 freguesias do concelho de Lisboa darão lugar a 24.

Paulo Quadrado e Joaquim Pires (Foto: IberiaMedia)

segunda-feira, 3 de junho de 2013

O Museu Militar, localizado junto à estação ferroviária de Santa Apolónia, na futura freguesia de São Vicente, é o maior museu do Exército em Portugal.

Constituído em 1842, mas apenas inaugurado em 1851, o Museu tem em exposição pelas suas 33 salas uma valiosa coleção de armas, pintura, estatuária, uniformes e documentos militares.

Entre o seu espólio, conta-se uma coleção de antigos canhões e murais modernos que representam a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Várias salas são ainda dedicadas à história da Primeira Guerra Mundial.

O Museu está aberto ao público de terça a domingo, entre as 10h00 e as 17h00.

Museu Militar (Foto: IberiaMedia)